Texto compartilhado do site METRÓPOLIS, de 13 de janeiro de 2025
Morre o fotógrafo Oliviero Toscani; relembre seus trabalhos polêmicos
Por Ilca Maria Estevão
Fotógrafo italiano deixa legado de reflexão e ousadia na moda, especialmente por sua icônica parceria de décadas com a Benetton
O mundo da moda perdeu, nesta segunda-feira (13/1), Oliviero Toscani, fotógrafo italiano que revolucionou a indústria com campanhas provocativas, com destaque para seu trabalho na Benetton. A morte do fotógrafo, aos 82 anos, acontece após anos de luta contra a amiloidose, doença rara que o fez perder 40 quilos em um ano.
Fotógrafo iniciou cedo sua carreira na arte
Oliviero Toscani ganhou reconhecimento internacional por seu trabalho à frente das campanhas da marca italiana Benetton, iniciadas na década de 1980. Na grife, o fotógrafo se tornou conhecido pelos cartazes publicitários, nos quais abordou temas polêmicos como racismo, Aids, desigualdade e conflitos globais, usando a moda como um meio para reflexão.
Uma de suas campanhas mais lembradas à frente da Benetton mostrava três corações humanos identificados por etiquetas que diziam “Branco”, “Preto” e “Amarelo”, defendendo a igualdade entre raças.
Um trabalho polêmico foi divulgado em 1991 e consistia em uma imagem de um bebê recém-nascido, ainda preso ao cordão umbilical. De acordo com a Benetton, a campanha representa um “hino à vida”, mas não foi bem recebida pelo público, tendo sida retirada de circulação.
Oliviero Toscani na moda
Nascido em Milão em 1942, Toscani era filho de fotojornalista e cresceu imerso no mundo da arte. Estudou fotografia e design gráfico em Zurique, na Suíça, e rapidamente se destacou por seu olhar questionador. Além da Benetton, colaborou com marcas como Chanel e Valentino, e suas imagens apareceram em publicações como Vogue e Elle.
Outro trabalho de grande sucesso — e cercado de controversas — foi a campanha publicitária com a comediante francesa e portadora de anorexia Isabelle Caro, lançada em setembro de 2007. A fotografia mostrava a jovem completamente nua, com as palavras “No Anorexia” e tinha como objetivo conscientizar o público e a indústria sobre essa doença que se alastrava entre modelos.
A campanha foi veiculada em grandes cartazes publicitários e outdoors nas ruas das principais cidades italianas e em uma página dupla do jornal La Repubblica.
“É muito interessante que finalmente uma empresa tenha entendido a importância do problema e tenha tido a coragem de se expor sobre este tema”, explicou Toscani em comunicado.
Seu questionamento às normas sociais inspirou marcas e artistas
Mesmo afastado do mercado da moda em seus últimos anos de vida, Oliviero Toscani continuava sendo uma referência para profissionais da moda e da publicidade. Sua narrativa visual e impacto na indústria são, há décadas, exemplos de sucesso de uma fotografia de moda consciente e sensível aos temas sociais importantes, muitas vezes negligenciados por marcas de moda.
Texto e imagens reproduzidos do site: www metropoles com
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